quarta-feira, 22 de março de 2023

O cinema em casa - o casal de idosos e a tecnologia

 Prezada leitora ou caro leitor:

Quando escrevi a crônica “Cinema em Casa”, que foi bastante lida e recebeu vários comentários, eu acrescentei uma observação em que dizia que pretendia escrever outra crônica, dessa vez  comentando como nós, um casal idoso, havíamos lidado com a tecnologia de reprodução de filmes.

É o que venho fazer agora.


Quando Leilah e eu, estimulados principalmente pelos filhos, decidimos aderir aos streamings de filmes, iniciando pela Netflix, verificamos que nossa televisão, embora ótima, “high definition”, de tamanho adequado à nossa saleta aconchegante, não era uma “smart TV”. Ela requeria a instalação de um aparelho chamado Apple TV. Compramos a pequena caixa preta e a instalamos. Conectada à televisão, ocupou a segunda (e última disponível) entrada HDMI desta (o primeiro é a entrada para a rede de canais).

A seguir, Leilah contratou os serviços da Netflix e começamos a assistir a filmes e séries. Quando quisemos ampliar o cardápio, contratamos também a Prime Video. Durante um bom tempo, especialmente no isolamento social da pandemia, aproveitamos bastante os streamings, assistindo a bons filmes e séries; destas, alguns destaques foram “Downton Abbey”, “Friends”, “Mad Men”, “Dix pour-cents” e “The Crown”.

Nesta fase, tivemos problemas operacionais, principalmente com o controle remoto do Apple TV, uma régua minúscula (3cmX12cm) com três botões e uma coroa circular em volta do botão principal.

O controle remoto do AppleTV

Trabalhar com ele, especialmente quando se pesquisa um filme pelo nome, é bem difícil para mim. Quando o comando do lado direito da coroa parou de funcionar, Leilah passou a usar o Ipad para chamar a Netflix, o que nem sempre dava certo. Compramos, então, um novo controle do Apple TV pela internet, o que não foi fácil. Bem recentemente, este segundo controle também apresentou defeito – desta vez, o problema era do lado esquerdo da coroa. Leilah foi à internet e descobriu um vídeo que nos ensinou como abrir o controle (usando um alfinete), fazer a limpeza dos contatos e fechar o dispositivo. Encarregado de fazer a operação, tive sucesso, contra toda minha expectativa. Festejamos. Porém, o pequeno aparelho continua sendo um grande desafio à minha habilidade manual.


Todavia, como contei na crônica “Cinema em Casa”, depois de algum tempo, ficou difícil achar um filme que realmente apreciássemos. Resolvemos, então. rever nossos DVDs, entre os quais uns de séries muito boas, mas, após algumas sessões, fomos surpreendidos por uma dificuldade séria: nosso aparelho de DVD, relativamente novo, que substituiu o anterior porque reproduz “blue ray”, só aceita DVDs da Região 4. Assim, não podíamos assistir a grande parte de nossos filmes. Após tentativas de consertar e adaptar, sem sucesso, aparelhos usados que nos deram, recebemos de um grande amigo (que é também nosso dentista) um aparelho, de presente, que resolveu o problema. Passamos a assistir, usando os dois aparelhos, a todos os nossos DVDs e mais aqueles emprestados ou presenteados pelos amigos.

Quanto às condições tecnológicas, restou a incômoda necessidade de mudar os cabos conectores dos três aparelhos (o Apple TV e os dois de DVD) que disputam a entrada HDMI-2 da televisão. Já compramos duas vezes cabos para compartilhamento dessa entrada, mas não funcionaram (pois é, tentamos... sem sucesso).

Já os controles remotos dos aparelhos de DVD e da televisão, são bastante amigáveis. Em um tamanho adequado e com vários botões para diferentes funções, não tenho problemas com seu manejo.


Controles da TV e dos aparelhos de DVD



Apesar das dificuldades de nosso relacionamento de idosos com a tecnologia, estamos sendo amplamente compensados pelos momentos altamente agradáveis dessas sessões na “happy hour”, recorrendo aos streamings e aos DVDs.

Nestas últimas semanas, assistimos na Netflix a filmes sugeridos por amigos e a vários clássicos em DVDs, com destaque para aqueles que estávamos buscando nos streamings e outros, selecionados por nossos amigos. Reencontramos atores a atrizes excepcionais com desempenho excelente, em ótimas histórias e com direção competente.

Assistir aos filmes é um entretenimento precioso para o casal de idosos.

Washington Luiz Bastos Conceição


Observação:

Destaques dos filmes clássicos a que assistimos recentemente em DVDs, alguns pela primeira vez e outros de que não tínhamos completa lembrança: Joan of Arc, Lawrence da Arábia, Macbeth, Noite dos Generais, O Dia do Chacal, Amar foi minha ruína, Nasce uma estrela, O homem que não vendeu sua alma, O Retrato de Jennie, O amanhã é eterno, O Príncipe e o Mendigo. Por quem os sinos dobram, A viúva alegre, Les Diaboliques, Le Salaire de La Peur, Le Corbeau, Os melhores anos de nossa vida, Maria Stuart, Os irmãos Karamazof, O incrível exército de Brancaleone.


3 comentários:

  1. Acho o máximo a capacidade de vocês ultrapassarem as barreiras que a tecnologia impõem a todos nós. Eu não sei se teria toda essa disposição... Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Vocês são uma inspiração! Bjs

    ResponderExcluir