sábado, 26 de fevereiro de 2022

Um diálogo muito especial

Caros leitores:

Nestes dias, voltei a conversar com algumas pessoas sobre a versão digital de livros. Sentindo a necessidade de divulgar minha feliz experiência com os e-books, imaginei e decidi publicar um diálogo provável com um de vocês, no qual faço uma pequena demonstração. Diálogo com uma leitora, por exemplo.


Leitora: Parabéns pela publicação do e-book “Osmar e Jurema”!

Eu: Obrigado. Você já baixou para ler?

― Não. Não costumo ler e-books, ainda não me interessei por eles. Vou esperar o livro impresso.

― Sei que muitos dos meus amigos e conhecidos gostam de ler livros impressos e não têm interesse por e-books e nem experimentaram sua leitura. E são pessoas de todas as idades, da geração dos meus filhos inclusive, pessoas que trabalham usando computadores, tablets e celulares, recorrendo aos mais diversos e avançados aplicativos. Contudo, não aderiram ainda aos e-books. É algo que me intriga profundamente, considerando as vantagens oferecidas pela versão digital dos livros. E faz tempo que trato do assunto, até em crônicas no blog (de 2012 e de 2013).

― Já sei que posso ler e-books no computador e no Ipad, por exemplo. Mas, quais são as vantagens que você vê neles?

― Você poderá ler também no celular, o que já traz a vantagem de poder ler onde estiver, esperando por uma consulta médica ou exame médico, por exemplo. E mais, em todos seus dispositivos eletrônicos estarão disponíveis para leitura, em sua biblioteca digital, todos os seus e-books. Durante a leitura, você poderá consultar dicionários automaticamente, bastando marcar a palavra; poderá marcar frases para destaque e, toda vez que interromper a leitura, o programa marcará a posição correspondente.

― Se meu marido quiser ler o mesmo livro no seu celular ou seu Ipad, como farei?

― Uma única conta permite baixar o e-book em mais de um dispositivo.

― Você está me vendendo o peixe. E quanto ao preço?

― Em geral, o e-book é bem mais barato que o correspondente livro impresso, principalmente quando se tratar de impressão em cores. Noto que, ultimamente, há casos de diferença menor, o que me parece ser estratégia da editora; mas o e-book tem sido mais barato, o frete é zero e o prazo de entrega é de minutos.

― Bem, você tem tempo, agora, de me mostrar como poderei me tornar leitora de e-books?

― Claro! Os passos são: primeiro, pesquisar e selecionar “Kindle” na sua “loja” de aplicativos. A seguir, selecionar instalar. Uma vez instalado o Kindle, você precisará baixar um e-book. Como exemplo, baixar o “Osmar e Jurema”. Para tanto, entrar, no seu navegador, em amazon.com.br e pesquisar “Osmar e Jurema”; o resultado será:


O meu livro veio acompanhado de outro porque Jurema é uma entidade forte de Umbanda e o software poderoso da Amazon fez a associação.

Prosseguir clicando no “Osmar e Jurema”; aparecerá a tela com os detalhes do livro e os dados para a compra:


Essa tela, em particular, corresponde à minha compra, pois o autor também paga. O texto, abaixo do preço, é uma descrição resumida do livro, de modo que o leitor poderá se interessar ou não por ele. Como está difícil de ler na imagem, faço sua transcrição:

"Osmar e Jurema, nascidos no estado do Paraná, Brasil, no início do século XX, encontraram-se, casaram-se e se mudaram para São Paulo; lá se estabeleceram até o fim da vida. Com muita perseverança, construíram sua família. A partir da maturidade, passaram a ter uma vida confortável, junto aos filhos, netos e amigos. Inseridos nos cenários do século, acompanharam os acontecimentos no País e no mundo, os avanços e as crises da civilização. Dentre estas se destacaram as duas guerras mundiais, a da Coreia, a do Vietnã, aquelas do Oriente Médio, revoluções, ações terroristas e lutas pela independência de colônias dos impérios, com a Guerra Fria como pano de fundo. No Brasil, agitações políticas, revoluções e crises econômicas marcaram o século. Todas essas crises foram acompanhadas de um acelerado desenvolvimento tecnológico e transformaram profundamente o “modus vivendi” da humanidade."

A seguir, você procederá como em qualquer compra pela internet.


Fotografei, agora, três imagens da leitura do e-book no meu celular. Veja como se mostrarão as páginas do e-book. Por favor, não repare na minha inabilidade fotográfica, que se mostra até no fundo das páginas; este, originalmente branco, se tornou azul.

― Está bem, Washington, resolvi experimentar; quero  aproveitar as vantagens  dos e-books. Você tem mais alguma a mencionar?

― Tenho mais algumas: você poderá aumentar sua biblioteca à vontade, sem se preocupar com a compra de uma estante adicional; a leitura na cama poderá ser feita com a luz de cabeceira apagada, de maneira a incomodar menos o cônjuge. E mais, muito importante, o e-book contribui para a conservação dos recursos naturais.  

― Obrigado pela demonstração. Tchau!

― Eu é que agradeço a atenção. Tchau, tchau!

 Washington Luiz Bastos Conceição


Nota:

Se o caro leitor ou prezada leitora achar que esta crônica "tutorial" é uma peça de marketing, só tenho de concordar. Mas você vai também concordar comigo que ela tem o mérito de divulgar um recurso diferente de leitura que os leitores poderão usar, pelo menos, como alternativa. Claro, também "puxo a brasa para a minha sardinha"... 



3 comentários: