A seguir, dentro do tema "escritor independente", o primeiro tópico, do primeiro capítulo, de meu primeiro livro:
A ideia
A ideia básica do livro é de que todos nós, e não apenas as celebridades e as pessoas que realizaram feitos extraordinários, fizemos muita coisa na vida e temos histórias para contar.
São crônicas da vida de um homem, agora com 76 anos, que não fez nada de heroico, mas enfrentou situações as mais diversas, casos que mencionam hábitos, tecnologia, comunicações, condições econômicas, enfim, todo o ambiente que cercou uma pessoa urbana, classe média, pai de família, profissional, empregado de multinacional, consultor e, agora, quase aposentado.
São as aventuras do cotidiano de um homem criado em São Paulo, garoto no tempo da segunda guerra, viciado em futebol, varzeano, estudante, engenheiro, que viajou bastante pelo interior do estado de S. Paulo, convertido depois à Informática desde seus primórdios, quando passou a trabalhar para a IBM do Brasil. Esta, além de viagens de negócios a vários países, o levou a Chicago por um ano e meio e, depois, ao Rio de Janeiro, onde vive até hoje. Pai de quatro filhos, dos quais um vive no exterior e não volta mais, a não ser de visita.
Por tudo isso tem histórias para contar e quer contar.
Este livro está na minha cabeça há vários anos e venho prometendo a meus amigos e minha família escrevê-lo narrando minhas histórias. Cheguei até a contar, na comemoração dos meus setenta anos (já faz 6 anos), o caso “Corrida de Caminhão”, que está no livro. No ano da graça de 2008, decidi levá-lo ao papel.
O que me fez, finalmente, levar a cabo esta aventura? Primeiro, porque senti uma necessidade muito grande de lhes contar meus casos; segundo, porque agora estou tendo mais tempo e, se deixar para depois, o esforço para escrever será maior; terceiro, para ganhar moral, pois certamente ninguém mais estava acreditando no livro; finalmente, porque não quero privar meus poucos leitores de histórias que, espero, serão interessantes e agradáveis.
Washington L. B. Conceição
Nenhum comentário:
Postar um comentário