domingo, 7 de fevereiro de 2016

“WhatsApp”

Em junho do ano passado, publiquei aqui a crônica “What is up?”. Nela, comentei o uso da nova forma de comunicação digital, por celular, confessando que, apesar dos parentes e amigos já terem embarcado “com armas e bagagens” na nova modalidade de troca de mensagens, eu ainda não tinha o “WhatsApp”. Na verdade, não tinha nem o telefone esperto (que tal a tradução, cara leitora ou caro leitor?).
Pois bem. Em julho, adquiri, devidamente orientado por minha filha, um “smartphone” considerado de qualidade e com a capacidade adequada para o uso que se pode fazer de um aparelho deste tipo, inclusive ler e-books (conforme já faz, há algum tempo, meu amigo Toni).
Não deu outra: hoje sou um usuário quase viciado no tal “WhatsApp” e venho comentar a observação que tenho feito de seu uso pelas pessoas com quem me comunico.
Em primeiro lugar, observo que o uso é eminentemente social. Os parentes e amigos “conversam” o tempo todo mediante mensagens, de maneira assíncrona (pois não é requerida a presença do destinatário na outra ponta no momento do envio), mas com um aviso “on line”. Organizam grupos e tratam dos assuntos mais diversos dentro de cada grupo. E haja papo, fotos, figurinhas (“emojis”), vídeos e “links”. Em cada grupo, as conversas se cruzam, às vezes um dos participantes responde uma pergunta feita algumas mensagens atrás e o diálogo fica cruzado. Uma qualidade muito importante é o alcance: por exemplo, meu segundo filho, que mora na Califórnia, está no grupo da família e entra na conversa o tempo todo (antes, nos e-mails, era lacônico); em seu aniversário, todos o cumprimentamos pelo “WhatsApp”, e alguns ainda telefonaram para ele – usando o aplicativo.
É muito divertido, mas também muito útil quando se trata de assuntos sérios. Por exemplo, a comunicação com os médicos, pois, conforme sua especialização e a condição do cliente, ficam (eles ou elas) disponíveis no aplicativo. Resulta um acompanhamento muito eficiente.
Ao me tornar usuário do novo sistema (“smartphone” mais “WhatsApp”) passei a compará-lo aos outros recursos que uso para a comunicação. Dentre as redes sociais, uso o Facebook, de uma forma bem limitada, após ter fugido dele por muito tempo; não sabia – e ainda não sei – manejá-lo satisfatoriamente. Contudo, resolvi ampliar minha comunicação com os amigos e gosto que ele me lembre dos aniversários.
Para a correspondência em geral, pessoal e de negócios, continuo preferindo o e-mail, por sua forma de comunicação assíncrona e por ser registrada no computador, facilitando seu controle (e, também, investigações policiais, mas isto não é preocupação minha). Permite, ainda, anexar todo tipo de arquivo.
Agora, em termos de “conversa” intensa, frequência e rapidez das mensagens – tanto quanto os interlocutores quiserem – o “WhatsApp” é ideal. Os assuntos, a redação das mensagens, as fotos, as figurinhas, dependem de cada um – é o que acontece com a conversa face a face.
E mais, pelo fato de ser usado em um aparelho portátil, que acompanha as pessoas o dia inteiro, é muito eficaz.

Ao finalizar a crônica “What is up?”, que mencionei acima, escrevi:
“Recebemos, uma semana atrás, o telefonema de um amigo com quem não falávamos há anos. Jovem, da geração de meus filhos, mora no Pará. No final da conversa, pediu o “meu” "WhatsApp” e respondi que ainda não o tenho. Naquele momento, decidi: passarei, em breve, a usar um “smartphone” e os respectivos aplicativos de comunicação.”
Se alguém me perguntar “What is up?”, vou responder, todo prosa: agora tenho meu “WhatsApp”.”

Pois é, agora tenho o “meu” “WhatsApp” e estou muito satisfeito com ele.

Washington Luiz Bastos Conceição




5 comentários:

  1. Marcia bastos Conceição7 de fevereiro de 2016 11:11

    Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. De Marcia Bastos Conceição:
    A crônica diz tudo... whatsapp; impossível não ter!

    ResponderExcluir
  3. Do Pimentel:
    Washington, bem vindo ao clube whatsapp! Minha irmã mais velha - 86 - reclamava do email pelo fato de ter de ligar o computador, acessar internet, o provedor, senhas etc etc. "Vendi" a ela o whatsapp e agora já comunicou à família que só usa o whatsapp. E como usa! Já aprendeu a enviar fotos, filmes, mensagens de voz, perfis de contatos e por aí vai! Eu uso whatsapp há séculos rsrsrs tenho alguns grupos como o que você tem para se comunicar com a família e com uma vantagem adicional com todos ao mesmo tempo. Boa crônica. Parabéns.

    ResponderExcluir
  4. Do Waldecy, outro amigo ex-IBM:
    "Li sua crônica no blog! Parabéns. Tem usado também a versão do WhatsApp no PC? Use, vale a pena."
    Em conversa posterior, ele me explicou que, quando está no computador, acha melhor receber e enviar mensagens WhatsApp pelo PC. Como uso do WhatsApp para negócios, mencionou que está trabalhando em um projeto em que se comunica com os outros participantes pelo WhatsApp.

    ResponderExcluir
  5. Washington, já baixei a versão para o PC, vamos ver como funciona...

    ResponderExcluir